energia Simples

Projetos de Investigação e Desenvolvimento

A Energia Simples conta com um gabinete de Investigação e Desenvolvimento e participa em diversos projetos Portugueses e Europeus na área da sustentabilidade, tecnologia e energia. A atenção à inovação fazem parte da visão da nossa empresa, que se move no sentido de melhorar e proporcionar soluções eficazes e adequadas ao meio ambiente e aos desafios atuais.

NetEffiCity - Virtual Power Networks Efficient Management (P2020)

proj1

O NetEffiCity é o projeto que pretende validar e demonstrar em larga escala tecnologias desenvolvidas anteriormente em atividades de I&D, que permitem aumentar a eficiência energética nos edifícios, reduzindo o consumo nos momentos em que a energia é mais cara e otimizando a gestão dos recursos energéticos disponíveis. Pretende-se igualmente aumentar o grau de autonomia energética dos consumidores, através da utilização de ferramentas globais de gestão para produção descentralizada.

O projeto terá uma duração de 2 anos, tendo começado em setembro de 2016. O consórcio é constituído de forma estruturada por três empresas de base tecnológica: a Energia Simples, a Virtual Power Solutions e o GECAD/ISEP do Instituto Superior de Engenharia do Porto. O projeto foi cofinanciado pelo Programa Competitividade e Internacionalização Portugal 2020 e da União Europeia, através do FEDER.

Serão aplicadas soluções de monitorização energética e ambiental, bem como soluções de controlo remoto de equipamentos elétricos. Estes dispositivos serão geridos por uma plataforma de software centralizada que será responsável pela aquisição, validação e armazenamento dos dados recolhidos, para posterior processamento e aplicação de técnicas de apoio à decisão baseadas em redes neuronais e com capacidade de aprendizagem. Esta plataforma irá informar os utilizadores sobre os seus perfis de consumo, através de interfaces gráficas especialmente concebidas para as diversas categorias de utilizadores, de modo a permitir uma utilização mais racional da energia.

O demonstrador permitirá ainda a criação e teste de novos modelos de negócio mais eficientes e que possibilitem explorar todo o potencial das soluções demonstradas e alavanquem as estratégias de internacionalização dos promotores empresariais.

Flexigy – Energy Flexbility Services Platform (P2020)

proj2

O Flexigy é um projeto de investigação que visa desenvolver uma plataforma de gestão da flexibilidade de recursos energéticos distribuídos. O projeto terá uma duração de 3 anos, tendo começado em julho de 2018. O consórcio é constituído de forma estruturada por três empresas de base tecnológica: a Energia Simples, a Virtual Power Solutions e a Ionseed e uma unidade de Investigação Aplicada, o CISTER/ISEP do Instituto Superior de Engenharia do Porto. O projeto foi cofinanciado pelo Programa Competitividade e Internacionalização Portugal 2020 e da União Europeia, através do FEDER.

O objetivo passa por responder às seguintes questões:

1. Como ultrapassar as barreiras regulatórias para empregar serviços de balanço e flexibilidade de cargas
O consórcio criará um conceito de Comunidade Virtual de Energia que operará atrás dos contadores, ultrapassando assim barreiras legais. Os serviços serão desenvolvidos de forma a que o agregador envolva ativos energéticos com contratos bilaterais privados, que permitirão o uso de recursos energéticos distribuídos de forma colaborativa, que geram por sua vez benefícios comunitários significativamente maiores aos da otimização individual destes ativos energéticos.

2. Como ganhar a confiança dos utilizadores finais para sua participação ativa
O consórcio implementará a tecnologia Blockchain na plataforma comunitária para aumentar a confiança e auxiliar na gestão das transações virtuais de energia.

3. Como operacionalizar mecanismos de otimização comunitária
O consórcio desenvolverá os componentes ciber-físicos que garantirão a segurança do sistema que satisfaça os requerimentos de baixo custo necessários para serem economicamente viáveis.

Principais resultados:
• Desenvolvimento de serviços de gestão da flexibilidade de cargas • Desenvolvimento de serviços de gestão da flexibilidade do armazenamento térmico distribuído • Desenvolvimento de serviços de gestão da flexibilidade do armazenamento distribuído por baterias • Desenvolvimento de um sistema de gestão das transações virtuais de energia • Validação laboratorial e simulação de modelos combinados de balanço de cargas

inteGRIDy - Soluções Multifuncionais Smart Grid integradas para Tecnologias Sinergéticas Otimizadas de Distribuição,
Utilização e Armazenamento de Energia (H2020)

proj3

O projeto inteGRIDy é uma ação de inovação com um período de quatro anos, o qual se iniciou em 2017. O projeto tem como objetivo integrar tecnologias, soluções e mecanismos de ponta numa Plataforma Multifuncional escalável conectando redes de energia com diversas partes interessadas, facilitando o funcionamento ótimo e dinâmico da Rede de Distribuição (RD), promovendo a estabilidade e a coordenação da energia distribuída, e permitindo sistemas de armazenamento colaborativo dentro de uma parcela crescente de renováveis.

Este aborda quatro desafios de inovação e é baseado em 10 projetos piloto em oito países europeus: Reino Unido, França, Espanha, Portugal, Grécia, Chipre, Roménia e Itália. O Consórcio é composto por 30 parceiros (grandes parceiros industriais, ORDs [Operadores de Redes de Distribuição], empresas de energia, universidades, PMEs, organizações sem fins lucrativos e organismos públicos) que possuem altas capacidades de inovação relacionadas com os objetivos do inteGRIDy em cenários científicos, tecnológicos e comerciais. O projeto recebeu o financiamento do programa de investigação e inovação EU Horizonte 2020, no âmbito do acordo de concessão nº 731268.

Os seus objetivos são claros, a descarbonização da rede elétrica, com a promoção da integração de grandes quantidades de geração de energia renovável distribuída e a implementação de resposta à procura, coadunando com o armazenamento de energia e a gestão de veículos elétricos e tecnologias de redes elétricas inteligentes (Smart Grids), fazem parte do plano pretendido. A integração das tecnologias/conceitos de redes inteligentes e inovadoras, com uma plataforma modulável multifuncional e replicável, permite uma operação ótima e dinâmica dos ativos dos sistemas de distribuição. Além disso, a demonstração do uso de técnicas de modelagem para a representação de topologia de rede, mecanismos inovadores de resposta à procura e caracterização do sistema de armazenamento, cujo efeito é o suporte à tomada de decisão baseada em cenários automatizados nas operações diárias do sistema de produção, são também objetivos deste projeto.

A demonstração do uso de algoritmos preditos, as ferramentas de previsão e simulação dinâmica baseada em cenários, que facilitam as análises de operação inovadores de resposta à procura e permitem aumentar significativamente o uso de renováveis, bem como promove o autoconsumo, permitem a implementação, integração e validação dos projetos piloto com o sistema inteGRIDy em casos reais.

Content

A Simples liga-lhe.

(serviço disponível nos dias úteis das 09h às 19h)